sexta-feira, 30 de janeiro de 2009



Sim, I like having stuff! Quantas vezes eu já senti olhares de reprovação quando eu digo algo do tipo: "Estou apaixonada por este vestido!" Ou por uma sandália, bolsa... Inclusive de amigas. Se eu falo que sou apaixonada por aquele objeto, é porque eu sei a história que se passou para que ele existisse; Uma pessoa teve uma inspiração, pensou num assunto, pesquisou aquilo por meses a fio, estudou, criou cores, formas, texturas, colocou um pedaço de si naquilo ali. Pra mim, uma roupa é também uma forma de arte, assim como uma música, um quadro...

Na minha mini coleção de formatura, que teve como tema os Beatles, eu pesquisei tudo o que você pode imaginar; letras de música, todos os filmes, discos, capas de discos, livros, fotos, até uns bonecos dos Beatles serviram de inspiração... Eu vivi aquilo por 6 meses e tudo isso se refletia nas roupas, tudo tinha uma explicação, uma referência. Uma manga, um recorte, até a altura das botas... Tudo se justificava.


Eu sei que não salvamos vidas (longe disso) mas não se pode negar a importância da indústria da moda no Brasil e no Mundo. Só no Rio de Janeiro, segundo a FIRJAN, a indústria da moda emprega 74.500 pessoas e um evento como o São Paulo Fashion Week gera 5.000 empregos diretos e indiretos a cada edição (lembrando que temos 2 por ano).

A moda hoje em dia está presente até nos telejornais, na vida daqueles que dizem "não se importar" com isso. Ontem mesmo, no restaurante onde almoço perto do trabalho, nas tevês de plasma que ficam ligadas, passou uma matéria no Jornal Hoje sobre a semana de moda de Paris (não deu pra saber exatamente o que falavam, estava no mute), mas a grande maioria das pessoas parou de conversar pra prestar atenção na televisão. Observei particularmente uma mesa com uns 8 homens e todos eles pararam de conversar e ficaram olhando para tela. Um deles até comentou: "Armani..." quando o estilista italiano apareceu no final do seu desfile (eles sabiam a cara do Armani), comentaram algo sobre o Lagerfeld (que eu não consegui ouvir) e riram do Galliano (hahaha mas ele praticamente pede, né?) Ou seja, até involuntariamente, a moda estava presente (pelo menos naquele momento) na vida daquelas pessoas.

Sempre que alguem fala ou deixa transparecer que a moda é uma futilidade, me lembro da cena do filme "O diabo veste Prada" quando a Miranda, ao perceber que a Andy acha aquilo tudo uma besteira, dá uma super lição do que aquilo realmente representa. E ela está certa. Saiba que mesmo aquela blusinha da C & A tem uma história por trás (nem que seja uma história copiada da Stella McCartney há 3 anos ).


Desculpem o post super longo, mas é que me irrita quando percebo pessoas virando os olhos quando digo que "amoooo esse sapato", mas eu sei do que estou falando. E quer saber do que mais? Todo mundo tem o direito de gostar/amar/comprar/colecionar o que quiser, sem ser criticado ou rotulado. Viva as diferenças!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

SPFW: E a Colcci?


Gente, o que foi o desfile da Colcci? Esqueçam Gisele (coitada, aquelas roupas uó que ela desfilou era o comercial da C&A all over), e prestem atenção nos vestidos de festa!!

Desde quando a Colcci virou a irmã mais nova do André Lima?? E como assim ninguém comentou?? (Confesso que até achei os da Colcci mais bonitos!! "André, me perdoa!") mas realmente só isso se salva na coleção.

Dividido em preto e branco, a primeira parte do desfile trouxe jeans, mini jaquetas e vestidinhos brancos, seguidos por um xadrez P&B e fechou com os looks pretos, inclusive os vestidos de festa que por um minuto me fizeram pensar: "mas que desfile é esse mesmo?"

Vejam as fotos; as da esquerda (modelos com batom escuro) são do desfile do André Lima, inverno 2008. As da direita (modelos com batom nude e véuzinho na cabeça) são do desfile da Colcci do inverno 2009.


domingo, 18 de janeiro de 2009

Fashion Rio Out/Inv 2009


O blog está meio desatualizadinho porque depois que cheguei de viagem não consegui parar um minuto; comecei no new job apenas 12 horas depois de ter descido do avião (e confesso que voltar a acordar cedo foi um suplício para moi). Além disso, começou o Fashion Rio e eu passei a trabalhar em dobro (de manhã no showroom, à tarde/noite no Fashion Rio). Estou super cansada!! Maaas, como nem só de trabalho vive o homem, pude assistir a alguns desfiles, encontrar as amigas, professores queridos e have a bit of fun.

O line up deste ano foi meio fraquinho, mas o desfile da Juliana Jabour salvou (pelo menos na minha opinião) a semana. Inspirada em Mad Max e Blade Runner (adoro coleções inspiradas em filmes/livros), a estilista evoluiu e muito o seu estilo já consagrado (apesar da pouca idade da marca). Fugindo da malha estampada e dos balonês, Juliana apresentou uma coleção diferente das que sempre costuma mostrar (gente, era sempre igual) introduzindo pela primeira vez (que eu me lembre) o jeans, (que ficou lindo manchado).

Os vestidos (ainda tinham um pouquinho de balonê) estavam incríveis e mostram que Juliana amadureceu e que agora a marca não só vai agradar às meninas mas também às mulheres.

Atenção especial para os acessórios. As sandálias de salto, as bolsas e os cintos estavam lindos e o casting, contando com a minha preferida Izabel Goulart foi maravilhoso.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Story of my life...

O blog está de volta, após dias maravilhosos de férias... Sinto saudade de não dormir, de só beber, de rir até a barriga doer, de cantar, dançar, não me preocupar... Do frio, das pessoas que amo, de tudo o que vivi e senti, do trem, das lojas, das compras, da neve, das bolas de neve... Das comidas, do schnaps, das músicas... Dos dias que me fizeram tão feliz. E até dos que não me fizeram tão feliz... (telenovela style). Feliz ano novo a todos!! Que 2009 seja repleto de coisas maravilhosas para todos nós!!!

domingo, 4 de janeiro de 2009