sábado, 27 de março de 2010

Long live Adidas!


A nova campanha da Adidas

Apesar de não ser grande fã de esporte, este ano temos Copa do Mundo e eu adoro! Assisto a todos os jogos do Brasil e também os importantes para o Brasil, tipo, quem vamos enfrentar, etc, etc. Agora, vou falar um pouco de uma marca que no início era exclusivamente esportiva, mas que hoje também tem muito a ver com moda e cultura pop em geral, a Adidas.


Adolf Dassler, o Adi Das

Na década de 20, Adolf Dassler, um alemão apaixonado por esporte decide criar um calçado destinado à atender às necessidades do esportista, proteger o atleta de lesões e que durasse muito. A história começa na lavanderia da mãe de Adolf, onde, sem eletricidade ou maquinário especial, começam a ser produzidos à mão, calçados para a prática de esportes. Aos 23 anos, Adolf convence seu irmão Rudolf a entrar para os negócios e em 1924 eles registram sua pequena empresa com o nome de "Dassler Brothers Shoe Factory Herzogenaurach". Aos poucos, a empresa foi crescendo e assim, em 1927 ele juntou-se ao treinador alemão Jo Waitzer e criou um calçado com cravos para curtas distâncias especialmente para os Jogos Olímpicos de 1928 em Amsterdam. Em 1929, Adolf cria a primeira chuteira de futebol, com solado de couro e travas combinadas com uma "barra de estabilização".


Ele acreditava que cada esporte deveria ter seu calçado específico

Nas Olimpíadas de 1932 em Los Angeles, o atleta alemão Arthur Jonatah ganha medalha de bronze nos 100m usando um calçado Dassler. Esta vitória marca o primeiro grande sucesso olímpico dos irmãos Dassler e estimula ainda mais o crescimento da empresa. A partir deste evento, a maioria dos atletas alemães usam calçados da marca dos irmãos. Nos Jogos Olímpicos de 1936, o atleta Jesse Owens ganha quatro medalhas de ouro e bate cinco recordes mundiais, usando os calçados Dassler em todos os eventos. A empresa expande sua linha e passa a desenvolver calçados para todos os esportes, inclusive patins com quatro rodas.


Na década de 40, com a Guerra, o exército americano confisca a fábrica de calçados para usar como escritório e esta é assim utilizada até 1947. Em 1948 os irmãos se separam, Rudolf funda a Puma e Adolf rebatiza a empresa com o nome de Adidas (Adi, apelido de Adolf e Das do seu sobrenome Dassler). A partir de então, começa a usar as três listras, que passa a ser característica da marca até hoje. Com o passar das décadas, Adidas passa a ser a marca esportiva mais usada em Jogos Olímpicos. Cada vez se aprimorando mais, passa a desenvolver roupas, bolas (até hoje, todos os gols nos mais importantes jogos de futebol do mundo são feitos com bolas Adidas), raquetes de tênis e afins.

Madonna usando Adidas

Depois disso, a Adidas continuou sendo uma marca popular entre esportistas, mas só. Nos anos 80, quando eu era criança, agasalhos Adidas eram uniforme de colégio and thats it. Na época eu nunca teria um, era "coisa de menino". Pior, de menino durante a prática de esporte. Não era nada cool. Mas aí, nos anos 90 tudo muda de figura. Em 1993, Madonna aparece usando um agasalho Adidas e isso muda tudo.

Outras celebridades aparecem usando Adidas; os irmãos Gallagher do Oasis trazem a marca de volta à mídia, usando em constantes aparições e entrevistas (Noel Gallagher tem uma coleçao de mais de 100 agasalhos Adidas vintage, os quais nunca usa com medo de estragar) e Missy Elliot é uma espécie de "garota propaganda" da marca, usando os tênis em vídeos, fotos e shows, assim como seus dançarinos.
Noel Gallagher, do Oasis, ama Adidas

Em 2004, no filme The Life Aquatic with Steve Zissou, (um dos preferidos da minha irmã, conta até com a participação do Seu Jorge) de Wes Anderson, a equipe do oceanógrafo tem seu prório Zissou shoe, desenvolvido pela Adidas. Blogueiros e colecionadores ao redor do mundo se desesperam por um exemplar, que não chega a ser produzido. Adidas vira cool, hype, como queiram chamar. Então, em 2005, a maior contribuição entre uma marca esportiva e uma marca de moda finalmente acontece; Stella McCartney assina uma colaboração com a Adidas, que se torna sucesso imediato. Em 2006, é anunciada que a colaboração será extendida até 2010, graças ao enorme sucesso.

Bill Murray com o tênis "Team Zissou"

Isso tudo, foi para comentar aqui sobre o novo comercial da Adidas, que traz várias estrelas da música, moda e é claro, esporte. O anúncio, dirigido por Nima Nourizadeh, que já dirigiu clipes de Lilly Allen e do Hot Chip mostra uma mistura de "festa no apê" e um gathering na rua, com muita gente legal. É tanta gente, que nem sei se consegui ver todo mundo, mas estão lá a modelo Agyness Deyn, o estilista Jeremy Scott, Liam e Noel Gallagher (não podiam faltar), Snoop Dogg, Ciara, David Beckham (provavelmente mil outros atletas, mas né, gente? Aí já é pedir demais pra mim...) e até a reality tv star Whitney Port (The Hills/The city) participa. Bottom line, eu achei o comercial muito legal. E hoje em dia podemos dizer que é, realmente, "a cara" da Adidas; esporte, fashion, pop; tudo ali, naquelas três listrinhas.



quarta-feira, 24 de março de 2010

O inverno que eu quero!

Acabamos de entrar no outono (mas o Rio parece que não percebeu!) e eu já estou louca que chegue o inverno! Apesar de amar o verão, eu gosto tão mais da moda do inverno... É a estação mais chique do ano porque a gente invariavelmente mostra menos o corpo, pode arriscar com sobreposições, usa mais roupas na cor preta, meias, casacos, botas, enfim; temos muito mais opções no guarda roupa do que em qualquer outra estação.

Assim, já pensando no inverno, vendo os desfiles da temporada, decidi o que eu quero usar na próxima estação.

# 1 - Xadrez

Desfile inverno Rag & Bone na semana de moda de New York

O xadrez já vinha aparecendo em algumas coleções desde o inverno passado, chegou em algumas marcas no verão mas veio com força total agora no inverno. Embora mais presente em camisas como sempre, o xadrez 2010 em nada lembra o xadrez grunge dos anos 90. Com modelagem mais "fitted", ficam mais justinhas no corpo, vêm com aletas, tachas, e dependendo dos acessórios pode até ficar chique (experimente usar com um cinto marcando bem a cintura ou por baixo de um tricot de cor sóbria)

# 2 - Wet legging


Wet legging no desfile inverno da Iódice (Bárbara Berger - musa!)

Desculpa, gente, mas eu ainda não enjooei da wet legging. Sei que já tem em todas as lojas; das mais populares às mais caras (Renner, C & A, 284, Iódice... A minha é American Apparel) mas eu ainda vou usar muito a minha no inverno. Com camisa jeans, sob vestidos, com boyfriend blazer, jaqueta, a legging é uma opção que dá para usar com quase tudo do meu guarda roupa (sei que é exagero) mas eu adoro o look rocker que ela dá à produção.


# 3 - Couro

Vestido de couro na passarela da Cris Barros

Neste inverno o couro não vem apenas na jaqueta. Saias, calças, vestidos, o couro está com tudo! Além de sexy, o material é elegante e moderno ao mesmo tempo. Mais uma vez, dependendo dos acessórios, pode se conseguir um visual ladylike ou rockglam. Eu quero muito encontrar uma calça skinny de couro, para usar com botas curtinhas ou salto altão.


# 4 - Dourado
Dourado como neutro na passarela da Balmain
Foi-se o tempo em que dourado e brilhos estavam restritos à noite. O dourado pode ser usado como um novo neutro, neste inverno. Um tom mais "ouro velho", "queimado" misturado com marrom ou com os tons "militares" fica lindo e muito chique.

#5 - Destroyed tee


Destroyed t-shirt nas ruas de Paris (btw, eu amei este look!)


As camisetas "destroyed" estão super em alta neste inverno. Nunca custou tão caro ter uma roupa com cara de tão velha hahahahaha. Existem milhares de opções nas lojas destas camisetas "podrinhas", mas podemos apenas usar a nossa velhinha de cada dia. Há uns dois anos, a mãe da minha melhor amiga me deu de presente de aniversário uma regata da Animale que eu amei. Usava quase todo dia e agora, que ela já está com vários furinhos é que eu uso mais ainda. Já usei até com casaquinho de paetês e fui numa festa.
Longe de ser uma apontador das tendências mais importantes, este post é apenas uma ilustração do que eu quero usar neste inverno. Além disso, acessórios com tachas, caveiras, ankle boots de salto e flat também, studded bracelets e tudo com uma pegada mais rock/punk vão estar no meu guarda - roupa no inverno 2010.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Gostos parecidos

Fitting: olha eu lá atrás pendurando as roupas

No ano passado, quando eu estava em Paris para o estágio no Ungaro, eu passei o sábado (véspera do desfile) inteiro ajudando na prova de roupas. Desde a manhã bem cedinho, as modelos iam ao estúdio, provavam vários dos looks do desfile até que os estilistas escolhiam qual ficava melhor em quem, tirávamos fotos, fazíamos algum ajuste final e deixávamos separados junto com os acessórios (detalhe de cabeça, brinco, bolsa e sapato) com o nome da modelo e uma ficha explicativa, contendo o nome da modelo, tudo o que ela ia usar naquela específica entrada e a sua foto usando o look exatamente como deveria entrar na passarela.



Ficha com a descrição e foto do último look, usado pela Irina

É uma tarefa super divertida, vestir as roupas, ver o acabamento, ajudar a escolher os acessórios que melhor compõe os looks (e os estilistas me deixavam combinar como eu quisesse, tal saia com tal top. Às vezes eles mudavam, às vezes mantinham o que eu tinha escolhido!!). Mas ao mesmo tempo tem que ser muito rápido; veste a primeira opção, não ficou bom, muda de blusa, ou de saia (os tamanhos são micro, às vezes ficam apertados nas modelos, ou folgados, troca de sapato, - "este não cabe no meu pé!", ficou bom, é esse, tira a foto, escreve o nome da modelo, pendura e separa, "Next!!". Tudo de novo. Então, é além de divertido, rápido, cansativo. Depois de passar o sábado inteiro fazendo isso, cansei um pouco e fui para a sala do estilo, onde passei quase a noite inteira fazendo estas bolsinhas à mão.



Passamos a noite de sábado fazendo estas bolsinhas à mão


Estava lá, fazendo o captoné nas bolsas, quando chega ela, a top que encerraria o desfile, Irina Lazareanu. Larguei tudo o que eu estava fazendo para vê-la de perto. Afinal de contas, ela namorou por muito tempo entre idas e vindas, foi noiva do meu amado Pete Doherty (quem me conhece ou já leu o blog sabe que eu amo o Pete). Fui então, ajudá-la a vestir a roupa e conversamos um pouco. Ela é simpática e divertida. Inteligente, conversava - ao mesmo tempo - comigo em francês (não tinha idéia que eu era brasileira), com a Estrella (estilista) em espanhol e em inglês com a Lindsay Lohan! Escolhemos o look com o qual ela fecharia o desfile, os acessórios, tirei a foto, escrevi na fichinha e fui jantar com as outras estagiárias.



Irina encerrando o desfile Ungaro primavera verão 2010


Então, no dia do desfile ajudei a Irina a se vestir, ela deu um ataque porque não gostou do cabelo (todo para trás com um coração na testa e ameaçou não entrar na passarela), coloquei os brincos nela, conversamos um pouco e fiquei assistindo enquanto ela ensaiava no backstage. Confesso que estava até um pouco fascinada por aquela figura que nem acho bonita, (mas ela é uma modelo incrível, uma coisa não depende da outra!) que teve um relacionamento romântico com o cara mais incrível do mundo na minha opinião!

Tudo isso que contei é só para ilustrar que há algumas semanas, li na internet que Pete e Irina estariam juntos de novo e passaram um final de semana em Paris. Qual não foi a minha surpresa quando vi a foto dos dois juntos e a Irina usando um body da Sonia Rikyel para H&M igual ao meu!! Tipo, temos mesmo gosto parecido!!

Irina e Pete em Paris... (eu tenho o mesmo top!!)

terça-feira, 2 de março de 2010

Um tweet vale mais que mil palavras


Não, gente, eu não estou obcecada pela Alexa Chung! Mas esta semana, vi que o meu ex namorado segue a Alexa Chung no twitter, olha que coincidência!

Então, acabei entrando no twitter dela e vi que ela postou essa foto e disse: "Congrats Miu Miu, you’ve made the perfect shoe”. Achei que valia o re-tweet, porque achei o sapato incrível!!!
Essa Alexa sabe das coisas...