sábado, 27 de março de 2010

Long live Adidas!


A nova campanha da Adidas

Apesar de não ser grande fã de esporte, este ano temos Copa do Mundo e eu adoro! Assisto a todos os jogos do Brasil e também os importantes para o Brasil, tipo, quem vamos enfrentar, etc, etc. Agora, vou falar um pouco de uma marca que no início era exclusivamente esportiva, mas que hoje também tem muito a ver com moda e cultura pop em geral, a Adidas.


Adolf Dassler, o Adi Das

Na década de 20, Adolf Dassler, um alemão apaixonado por esporte decide criar um calçado destinado à atender às necessidades do esportista, proteger o atleta de lesões e que durasse muito. A história começa na lavanderia da mãe de Adolf, onde, sem eletricidade ou maquinário especial, começam a ser produzidos à mão, calçados para a prática de esportes. Aos 23 anos, Adolf convence seu irmão Rudolf a entrar para os negócios e em 1924 eles registram sua pequena empresa com o nome de "Dassler Brothers Shoe Factory Herzogenaurach". Aos poucos, a empresa foi crescendo e assim, em 1927 ele juntou-se ao treinador alemão Jo Waitzer e criou um calçado com cravos para curtas distâncias especialmente para os Jogos Olímpicos de 1928 em Amsterdam. Em 1929, Adolf cria a primeira chuteira de futebol, com solado de couro e travas combinadas com uma "barra de estabilização".


Ele acreditava que cada esporte deveria ter seu calçado específico

Nas Olimpíadas de 1932 em Los Angeles, o atleta alemão Arthur Jonatah ganha medalha de bronze nos 100m usando um calçado Dassler. Esta vitória marca o primeiro grande sucesso olímpico dos irmãos Dassler e estimula ainda mais o crescimento da empresa. A partir deste evento, a maioria dos atletas alemães usam calçados da marca dos irmãos. Nos Jogos Olímpicos de 1936, o atleta Jesse Owens ganha quatro medalhas de ouro e bate cinco recordes mundiais, usando os calçados Dassler em todos os eventos. A empresa expande sua linha e passa a desenvolver calçados para todos os esportes, inclusive patins com quatro rodas.


Na década de 40, com a Guerra, o exército americano confisca a fábrica de calçados para usar como escritório e esta é assim utilizada até 1947. Em 1948 os irmãos se separam, Rudolf funda a Puma e Adolf rebatiza a empresa com o nome de Adidas (Adi, apelido de Adolf e Das do seu sobrenome Dassler). A partir de então, começa a usar as três listras, que passa a ser característica da marca até hoje. Com o passar das décadas, Adidas passa a ser a marca esportiva mais usada em Jogos Olímpicos. Cada vez se aprimorando mais, passa a desenvolver roupas, bolas (até hoje, todos os gols nos mais importantes jogos de futebol do mundo são feitos com bolas Adidas), raquetes de tênis e afins.

Madonna usando Adidas

Depois disso, a Adidas continuou sendo uma marca popular entre esportistas, mas só. Nos anos 80, quando eu era criança, agasalhos Adidas eram uniforme de colégio and thats it. Na época eu nunca teria um, era "coisa de menino". Pior, de menino durante a prática de esporte. Não era nada cool. Mas aí, nos anos 90 tudo muda de figura. Em 1993, Madonna aparece usando um agasalho Adidas e isso muda tudo.

Outras celebridades aparecem usando Adidas; os irmãos Gallagher do Oasis trazem a marca de volta à mídia, usando em constantes aparições e entrevistas (Noel Gallagher tem uma coleçao de mais de 100 agasalhos Adidas vintage, os quais nunca usa com medo de estragar) e Missy Elliot é uma espécie de "garota propaganda" da marca, usando os tênis em vídeos, fotos e shows, assim como seus dançarinos.
Noel Gallagher, do Oasis, ama Adidas

Em 2004, no filme The Life Aquatic with Steve Zissou, (um dos preferidos da minha irmã, conta até com a participação do Seu Jorge) de Wes Anderson, a equipe do oceanógrafo tem seu prório Zissou shoe, desenvolvido pela Adidas. Blogueiros e colecionadores ao redor do mundo se desesperam por um exemplar, que não chega a ser produzido. Adidas vira cool, hype, como queiram chamar. Então, em 2005, a maior contribuição entre uma marca esportiva e uma marca de moda finalmente acontece; Stella McCartney assina uma colaboração com a Adidas, que se torna sucesso imediato. Em 2006, é anunciada que a colaboração será extendida até 2010, graças ao enorme sucesso.

Bill Murray com o tênis "Team Zissou"

Isso tudo, foi para comentar aqui sobre o novo comercial da Adidas, que traz várias estrelas da música, moda e é claro, esporte. O anúncio, dirigido por Nima Nourizadeh, que já dirigiu clipes de Lilly Allen e do Hot Chip mostra uma mistura de "festa no apê" e um gathering na rua, com muita gente legal. É tanta gente, que nem sei se consegui ver todo mundo, mas estão lá a modelo Agyness Deyn, o estilista Jeremy Scott, Liam e Noel Gallagher (não podiam faltar), Snoop Dogg, Ciara, David Beckham (provavelmente mil outros atletas, mas né, gente? Aí já é pedir demais pra mim...) e até a reality tv star Whitney Port (The Hills/The city) participa. Bottom line, eu achei o comercial muito legal. E hoje em dia podemos dizer que é, realmente, "a cara" da Adidas; esporte, fashion, pop; tudo ali, naquelas três listrinhas.



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