Tudo começou com a foto acima. Na foto, Giovanna Battaglia clicou com seu celular Garance Doré, que a fotografava e logo atrás, Scott Schuman fotografava as duas. Da foto, nasceu a idéia de um editorial para a Vogue Pelle italiana, sobre uma "cool, blogger girl".
Há algum tempo, os blogs (de moda ou não) são importantes fonte de pesquisa e informações e os "bloggers", ou "blogueiros" em português, hoje ocupam lugares nas primeiras filas de desfiles, têm programas na televisão e muitos prestam consultorias à grandes marcas. Os blogs têm um papel importantíssimo na moda contemporânea, pela rapidez de disseminação de informações, identificação com o consumidor final e principalmente pelo "fresh approach" que oferecem às coleções, desfiles, red carpets, etc. Às vezes, os blogs postam imagens e reviews das coleções antes mesmo da última modelo sair da passarela.
Pensando sob esse prisma; quando alguém do interior do Brasil (ou de qualquer lugar do mundo) escreve em seu blog sua opinião sobre um desfile por exemplo, ela vai parar na internet muuuuito antes do que uma review feita por uma revista. Se tornando assim a primeira coisa que o designer vai ler após o seu desfile.
Apenas para confirmar a importância dos blogs, pensem no The Sartorialist - um dos blogs de "street style" mais importantes (senão o mais) e considerado pela Time Magazine como um dos Top 100 influenciadores de design. Eu mesma entro todos os dias e quando o próprio Sartorialist estava aqui no Brasil (e eu o vi pela primeira vez no Rio Summer) tirei uma foto dele.
Então, a idéia de Giovanna foi genial e muito, muito acertiva. A cara da época em que vivemos, com o título de "Can I take a picture?" o editorial conta a história de uma blogueira mais estilosa do que a pessoa fotografada e mostra as modelos com máquinas fotográficas e até um lap top (arsenal básico de bloggers do mundo inteiro). O styling também está incrível. Mais fotos no The Sartorialist.
5 comentários:
Cool de mais!! Blogs são como resvistas em forma de fichários, aonde o editor sempre consegue inserir mais uma matéria.....
(estagiária em seu momento reflexão)
Amooor, que comentário mais pertinente!! Concordo... Além do mais, a abordagem de um blog será sempre mais "pessoal" do que de uma revista, o que é legal também, pois podemos nos identificar mais diretamente com quem escreve, né?! Eu leio vários diariamente (sei que você também). A gente se sente até meio que amiga da pessoa!
Beijos
assino embaixo!
Eu também acho que blogs são tendência, são mais pessoais etc e tal, achei o editorial lindo, mas a modelo não parece nem um pouco a nossa amiga blogueira com quem a gente se identifica. Apesar de o cenário ser rua e a modelo se mostrar fotografando, não tem um clima de blogs street style como a gente conhece e, sim, editorial de moda com o tema "blogs street style". Enfim, eu achei a idéia legal, mas, o que estou querendo dizer é que, mesmo que as revistas tentem se apropriar das linguagens dos blogs, elas acabam se afirmando mais como revistas mesmo. Ainda não vi algo realmente diferente.
bjs
ps: de blog em blog cheguei aqui.
Oi Carol,
É verdade! Embora a abordagem seja super válida e a idéia original, o "olhar" (se é que posso chamar assim) ainda é de uma revista, afinal de contas estamos falando da família Vogue. Mas acho legal, sabe? As revistas (pelo menos pra mim) têm o poder de fazer sonhar... É pra ser mais como uma "vitrine" mesmo, não acha?! Acho legal ter essa diferença, porque quando os dois se juntam o resultado é muito mais rico e engrandecedor.
Adoro os comentários, meninas!!!
Beijos
Postar um comentário